O vírus do papiloma humano (HPV) atinge 40% da população sexualmente ativa. Ele é considerado hoje o principal fator associado ao câncer do canal anal. O exame de anuscopia de alta resolução (ou colposcopia anal) possibilita o diagnóstico de HPV anorretal na forma subclínica e suas alterações neoplásicas.
Consiste em examinar toda a pele perianal, o canal anal e a mucosa retal através de um microscópio que aumenta cerca de 40 vezes lesões não visíveis a olho nu. Com isso, consegue-se detectar os vírus dentro da pele. Este exame é correspondente em importância ao exame de Papanicolau para as mulheres no acompanhamento e prevenção do câncer do colo uterino causado pelo HPV.
Por essa razão, o exame de anuscopia de alta resolução passou a ser indicado a homens e mulheres nos seguintes casos:
De rápida execução, o exame é considerado bem tolerável pelos pacientes. Deve ser realizado por um coloproctologista no seu consultório e, a critério médico, é necessário, em alguns casos, fazer uso de sedação anestésica e biópsias. Não necessita de preparo retal prévio. São utilizados dois corantes para evidenciar as reações virais na pele (semelhantes aos utilizados pelos ginecologistas).